Projetos fotográficos!

Eu simplesmente amo todos esses projetos fotográficos que encontro no flickr alheio. Por enquanto, minha criatividade e outros fatores não me permitem fazer parte de um deles, então me contento só vendo o trabalho magnífico dos outros e me inspirando, claro. Acho interessante como uma fotografia pode dizer tanto sobre a personalidade de alguém e quem essa pessoa é, quais suas paixões..Esse é o motivo principal pra eu querer ser fotógrafa: conhecer a pessoa através de uma foto.

Já falei sobre um projeto fotográfico muito interessante nesse post aqui. Foi o mais recente que eu vi, pois não ando tendo tempo para procurar outros. Separei aqui uns mais antiguinhos, porém não menos interessantes, que pretendo participar assim que possível!

  1. 365 days: é o projeto mais popular rolando no Flickr, até agora. Há muitas variações do projeto, mas, em sua maioria, consiste em tirar uma foto sua todos os dias, durante o ano todo. A regra é: não precisa ser uma foto só sua, mas pelo menos uma parte do seu corpo tem que aparecer na foto. O grupo do Flickr pra esse projeto é esse aqui. Já tentei começar esse projeto com a minha compacta uma vez, mas não deu certo e acabei desistindo no segundo dia do ano.
  2. 52 Photowalks: é o mais simples de todos. Consiste em nada mais, nada menos do que sair de sua casa e tirar uma foto. Acho esse muito interessante, pois sou dessas pessoas que carrega a câmera pra todos os lugares que sai, apesar de esquecer que está com a câmera e não acabar não tirando foto nenhuma, né.. Mas é realmente muito legal tirar uma foto de algo aleatório e legal que você vê na rua, sim!
  3. A-Z: assim como no 365 days, há várias maneiras de realizar esse projeto, como tirando uma foto de um objeto que comece com cada letra do alfabeto ou que represente cada uma. Há outra interpretação em que você pode tirar fotos de coisas que lembram cada letra, mas que não tem relação nenhuma com elas. Esse projeto, de acordo com quem o realizou, te dá novas perspectivas fotográficas. Pode ser feito com números, também.
  4. 100 strangers: é o que eu mais gosto, pessoalmente, mas não é um que eu tenha jeito para fazer. Como é: se aproximar de um estranho, pedir para tirar uma foto e conversar um pouco com ele para saber um pouco sobre ele e seus interesses, para depois fazer upload da foto e adicionar uma descrição quase como uma história, contando como você encontrou a pessoa, etc. O grupo no Flickr é esse aqui.
    Stranger #017 by zubrow
    A descrição da foto:”This time, I was in Strasbourg, once again for a job interview. As I had a long time to wait before my train in the evening, I decided to go to the place Kleber. At the beginning, the 3-4 peoples I asked refuse to pose….
    Sudenly, I saw a girl walking at me, she look so serious ! I said “Escuse me?!” she look at me with a wide and radiant smile: Wow! I explained to her the project, she accepted.
    We chat a little bit after, talking about how the peoples can be very kind, under the appearances. She aggred, and said me she’s in France since only 3 months. She is from Istambul, but has no accent, because her parents are working at the french ambassad.
  5. Pick-A-Something: tire uma foto de algo aleatório. Você pode, por exemplo, fotografar coisas azuis apenas em um dia ou fotografar apenas coisas redondas, por exemplo. A ideia desse projeto é, como no A-Z, ver as coisas comuns de outro modo, não monótono nem chato, mas criativo e divertido.

Minhas metas para ano que vem, ou talvez até para esse ano, é começar um projeto fotográfico. Acho que todos deveriam tentar, até porque é muito simples!

De qual vocês gostaram mais? Comeeeeeeeeentem (:

Beijos,

@juliamiozzo

Deixe um comentário

