Midnight in Paris

Li um livro, um tempo atrás, que contava a história de duas irmãs da Inglaterra de 1899, basicamente um Gossip Girl do século XIX. Luxo, é o nome do livro, da Anna Godbersen. Desde então, adoro tudo que envolve o século e Paris, esse por causa de Moulin Rouge.

Quando soube do filme fiquei louca para ver, ainda mais porque é produzido e escrito por Woody Allen e tem como protagonista Owen Wilson, que eu adoro (acho o nariz torto um charme, vai entender). O filme, além de Owen, conta com Rachel McAdams, a eterna Regina George de Meninas Malvadas, e uma pequena participação de Carla Bruni.

Gil é um roteirista que se aventura a escrever um romance, já que admira e idolatra todos os grandes escritores americanos. Agora, em Paris com sua mulher e sogros, que o reprovam totalmente, encontra grande inspiração pra continuar escrevendo-o. Uma noite, quando sua mulher sai para dançar com amigos, Gil senta-se em uma calçada e, quando o relógio bate meia-noite, um carro antigo com pessoas comemorando dentro passa por ele e elas o chamam para entrar. O que ele não esperava era que esse carro o levasse para o ano de 1920, em Paris, onde conhece os maiores escritores da história e se apaixona, fazendo-o questionar-se sobre os rumos de sua vida.

Confesso que na primeira meia-hora de filme eu quase dormi, de tão entediante que é mas, conforme o filme foi passando, fui me interessando e  no final já pensava: “porra, que filme foda”. Woody conseguiu contextualizar em um filme a Paris dos anos 20 de um modo dramático e divertido ao mesmo tempo. Sem contar os grandes nomes  mencionados no filme: os pintores Pablo Picasso e Salvador Dalí, o escritor Ernest Hemingway, o cineasta Luis Buñuel, entre outros. Só consegui me encantar mais ainda por Paris e pelo século XIX, já deu pra perceber que amo uma sociedade antiga, né

Já estou a procura de outros filmes do Woody Allen. Simplesmente sensacional!

De cinco estrelinhas, dou quatro.

Beijos,

@juliamiozzo

Deixe um comentário

